All for Joomla All for Webmasters

Coaching Pessoal e Executivo

Coaching – Um caminho para quem quer se desenvolver

Ada Maria de Assis e Silva | Dayane Hayala
Fonte: hayalaconsultoria.com.br

Coaching é uma profissão que vem se expandindo no Brasil impelido pelo sucesso alcançado por essa ferramenta nos Estados Unidos e na Europa. A Gestão de Pessoas através do conhecimento dos recursos internos que cada um de nós possui e da quebra de crenças limitantes que nos impedem de atingir metas, desenvolve competências individuais que passam a ser um grande diferencial competitivo tanto para a carreira do profissional como para a empresa que ele representa. Exercido por um profissional qualificado, o processo de coaching é muito efetivo também no desenvolvimento de novas competências.
Um estudo publicado no Public Personel Management Journal concluiu que, os executivos que participaram de um treinamento gerencial aumentaram em 22,4% sua produtividade. E aqueles que tiveram coaching, após esse mesmo treinamento, aumentaram sua produtividade em 88%.
As metodologias e estudos utilizadas para o processo de coaching da Hayala Consultoria e Coaching , são:

– Escala de Performance de Desempenho
– Programação Neurolinguística (PNL),
– Física Quântica,
– Psicologia Organizacional,
– Coaching Multifocal,
– Metodologia Endogestão,
– Técnicas Cognitivo Comportamental,
– Inteligência Emocional.

O que é coaching

É um processo de desenvolvimento humano que através do autoconhecimento ajuda pessoas a analisarem sua satisfação em relação à vida, definir metas claras, entender o que é preciso ser feito para identificar e mudar suas crenças limitantes, padrões repetitivos, comportamentos indesejados, realização e de sonhos e objetivos.
O processo de coaching leva o cliente a:
* olhar para seu interior e encontrar suas próprias respostas e recursos;
* estabelecer metas e se manter focado até realizá-las;
* aumentar sua capacidade de se responsabilizar pela própria vida e carreira;
* receber feedback e apoio constante do coach.

Qual é o papel do coach?

O coach é um profissional treinado e certificado que atende o cliente de coaching. Sua função é alinhar-se com as metas que o cliente quer atingir, orientando e colaborando para que esse se responsabilize em realizar suas metas de ação durante a jornada que o levará a realizar seus sonhos ou projetos que foram sendo engavetados na dinâmica da vida. Ele orienta o cliente na expansão de suas habilidades, de sua identidade, de seus recursos internos e lhe mostra novos comportamentos e habilidades, enquanto vai desmontando suas crenças limitantes.

Que resultados o coaching proporciona no Empresarial e Executivo?

Pesquisas efetuadas com profissionais que passaram por um processo de coaching mostram os seguintes benefícios alcançados pelos executivos em ordem decrescente:

* trabalho em equipe (67%);
* relacionamento com pares (63%);
* satisfação no trabalho (61%);
* aumento de produtividade – 53% dos executivos;
* redução de conflitos (52%);
* qualidade (48%);
* organização (48%);
* comprometimento com a organização (44%);
* atendimento ao cliente (39%);
* retenção dos executivos (32%);
* redução de custos (23%).

Estudos feitos por empresas apontaram a perda de 87% das habilidades aprendidas pelos seus colaboradores em treinamento, se não houver acompanhamento de coaching posterior, mesmo que o treinamento tenha elevada qualidade. Os resultados ficarão comprometidos em longo prazo na ausência de um programa efetivo de coaching e um novo método sugerido neste treinamento será utilizado por alguns dias, mas se a equipe não sentir-se confortável, ela retornará rapidamente ao método antigo e o investimento feito com o treinamento será perdido.

Que competências podem ser desenvolvidas?

No campo empresarial o coaching é usado para aumentar as competências do executivo ou empresário, para que ele se torne um líder mais efetivo e que aplique o coaching também com seus liderados.

Algumas competências normalmente desenvolvidas:

* aceitar e liderar mudanças;
* desenvolver liderança refinada;
* foco na produtividade e nos lucros;
* ser um agente para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho;
* trabalhar eficientemente em equipes;
* solucionar conflitos.

Life Coaching

No âmbito pessoal contribui para o desenvolvimento da busca pela jornada desejada, à medida que ajuda a reavaliar e equilibrar todas as áreas de sua vida. O coaching ajuda-o a se transformar na pessoa que você quer ser, desfazendo as crenças limitantes que o impedem de crescer e reforçando suas potencialidades. Alinha quem você é com o que você faz.
Pessoas leves, felizes, pessoas que se encontram dentro delas mesmas e se aceitam.
Pessoas que olham primeiro para si e depois para o externo,
Pessoas realizadas são mais felizes.. E pessoas felizes… um mundo melhor!